Mato Grosso, Domingo, 28 de Abril de 2024     
Novo Portal
Guarantã do Norte sedia última mostra do Programa Módulos Temáticos
O programa é tido como uma das propostas de maior sucesso da Universidade
Guarantã do Norte sedia última mostra do Programa Módulos Temáticos
04/02/2004 15:43:41
por Coordenadoria de Comunicação Social
Oficina de Literatura Infantil - IV Mostra Científica
Oficina de Literatura Infantil - IV Mostra Científica

Com o tema Educação, Meio Ambiente e a Nova Ordem Social, a Universidade do Estado de Mato Grosso realizou em Guarantã do Norte, 740 km da capital, a IV Mostra Científica do Programa Módulos Temáticos de Formação de Professores. Evento que buscou conjugar tanto a produção do saber, tendo em vista que a educação ambiental transita nas várias áreas do conhecimento, quanto intensificar o intercâmbio entre Unemat e comunidade.

O evento buscou socializar as experiências de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas na área de educação e meio ambiente no extremo norte de Mato Grosso, envolvendo comunidade acadêmica e sociedade em um espaço para debates democráticos e participativos, onde foram discutidas e apontadas ações para a resolução das necessidades sócio-educacionais da região.

Realizada entre os dias 29 e 31 de janeiro esta foi a IV e última mostra do programa, que oferta hoje naquela região quatro cursos: Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia e Letras. Turmas que se formarão em meados de 2004. Mas que de acordo com o reitor da Instituição, Taisir Karim, não irão parar por aí, já que a Universidade pretende instalar naquela região ainda este ano mais três cursos de graduação.

“A princípio nós daremos início ao curso de Computação em Colider, e posteriormente Geografia e História no programa Módulos Temáticos, que também é vinculado ao campus de Colider”, informou Taisir, acrescentando que essa é a primeira expectativa da Unemat em relação àquilo que ela quer oferecer a partir da conclusão desses quatro cursos que funcionam hoje.

FORMAÇÃO CONTINUADA- Segundo Karim, a intenção da Universidade é dar continuidade à formação desses professores, com cursos de pós-graduação, lato-sensu e stricto-sensu, já que na educação nunca se está preparado o suficiente e o professor tem que estar se qualificando diariamente. “A princípio estamos pensando em especializações, mas queremos muito mais que isso, pretendemos oferecer futuramente cursos de mestrado e até doutorado”.

Tendo como pilares de sustentação a formação em serviço, grade curricular estruturada com base em temáticas e envolvimento direto com a comunidade, o Programa Módulos Temáticos é uma das propostas de ensino diferenciado desenvolvidas pela Unemat que oportuniza a formação de 180 professores da rede pública de 7 municípios do norte mato-grossense.

A IV Mostra Científica marcou o encerramento de uma das etapas presenciais do projeto, que reúne duas vezes ao ano os acadêmicos de cada curso, cumprindo de modo intensivo as atividades referentes a 75 % da carga horária de cada disciplina. No período intermediário acontecem as etapas em serviço, onde o acadêmico-professor trabalha com pesquisa na escola e comunidade, com a orientação do coordenador pedagógico do curso.

Estando em sua reta final o programa é avaliado, tanto pela Instituição, quanto pelos acadêmicos, poder público e população como uma das propostas de maior sucesso da Universidade, já que o resultado vem se refletindo no ensino fundamental e médio dos municípios onde os acadêmicos-professores lecionam.

“A presença da Unemat na região mudou todo o perfil do contexto educacional. Hoje nós vivenciamos os resultados desse trabalho com a melhoria da nossa qualidade de ensino e do ensino-aprendizagem”, conta Lutero Siqueira da Silva, prefeito de Guarantã do Norte, onde é ofertado o curso de Ciências Biológicas.

Ele acrescenta que esse reflexo pôde ser visto no início deste ano, onde uma das escolas estaduais da cidade teve todos os seus alunos que terminaram segundo grau, aprovados no vestibular, dentro e fora de MT.

Informação que é ratificada por uma das acadêmicas. “Com certeza estamos saindo daqui ótimos professores, são quatro anos e meio de luta, indispensáveis à nossa formação e uma forma diferente também, já que muitas pessoas não acreditavam que professores poderiam ter uma qualificação tão boa durante as férias”, orgulha-se Gislaide Sena, estudante de Letras.

Mais de trezentas pessoas participaram da IV Mostra Científica, que desta vez foi organizada pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas. Estiveram presentes autoridades políticas dos sete municípios conveniados, o reitor da Unemat, os diretores do Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas, Antônio Malheiros, do Instituto de Linguagens, Isaac Newton e da Faculdade de Ciências Exatas, Miguel Tadayuki Koga, além do Coordenador Pedagógico do Programa Módulos Temáticos, João Severino, coordenadores do campus de Colider, Cláudio Scalon, e dos núcleos de Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte.

A mostra foi composta de palestras, mesas-redondas, oficinas, comunicações e painéis. Durante o evento ainda foram lançados três livros pela editora da Unemat, além de livros de outras editoras.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24690 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada